
Sobre Dr. Renan
Decidi ser médico muito cedo, provávelmente por ter tido paralisia infantil e ser submetido a várias cirurgias ortopédicas. Por isso, o meu desejo, desde criança era ajudar as pessoas a encontrarem a cura para suas patologias.
Me formei na Santa Casa de São Paulo em 1981. Depois, realizei Residência de Clínica Médica pela Gastroclínica (Professor Edmundo Vasconcelos) e fiz especialização em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia.
Durante os seis anos do curso de graduação fui acumulando dúvidas e conflitos sobre algumas explicações sobre doentes e doenças, causas e tratamentos. Esse meu lado questionador e investigativo Mendes optar por fazer Homeopatia e Clínica Médica.
A Ideia era compreender o indivíduo como um todo, porque a Homeopatia nos apresenta uma nova forma de ver o doente, seu psiquismo, sua forma de ser e sentir e as diferentes formas de adoecer. Ou seja, a homeopatia compreende que as doenças vão além do sintoma, identificando sua causa é possível um tratamento de maior resultado.
Durante minha vida profissional lecionei em diversos cursos de formação de Homeopatas e de cursos de aperfeiçoamento em Homeopatia, agregando ainda mais experiência clínica.
Atualmente, mantenho minha paixão pela homeopatia dentro do meu consultório e transmito essa forma de cuidar da saúde aos meus pacientes.


Destaque
Fui o primeiro médico homeopata a fazer parte da Comissão de Revisão da Farmacopeia Homeopática.
Não podendo me separar das inquietações sobre o conhecimento, decidi buscar as origens das técnicas de fabricação dos medicamentos homeopáticos (dinamização). Fiz Doutorado em História da Ciência pela PUC/SP. A tese de doutorado originou o livro “Da Alquimia à Homeopatia”.